Campeonato Brasileiro - 1997

(Foto: Imortais do Futebol)

Vasco campeão do Campeonato Brasileiro de 1997

Ah, é Edmundo! Ah, é Edmundo! Quem não se lembra dos gritos ecoados da arquibancada do Maracanã no dia 21 de dezembro de 1997? Naquela ocasião, há dez anos, o Vasco conquistava o seu terceiro título brasileiro após um empate heroico em 0 a 0 com o Palmeiras. O atacante, dono da camisa 10, foi o grande astro da conquista e o artilheiro do torneio, com 29 gols - na época, novo recorde no campeonato nacional.

Dono da melhor campanha na fase de classificação, o Vasco jogava a decisão por dois empates. No primeiro confronto, em São Paulo, igualdade em 0 a 0. Na partida de volta, o time da Colina precisava de um novo empate e foi o que conseguiu. Com o Maracanã lotado, mais de 89 mil pessoas compareceram ao estádio, a equipe comandada por Antônio Lopes saiu campeã.

Na partida decisiva, o goleiro Carlos Germano salvou o Vasco em pelo menos quatro oportunidades. Zinho, Alex, Oséas e Euller tiveram chance de marcar para o Palmeiras, mas pararam nas grandes defesas do camisa 1 da Colina. O Verdão bem que tentou, mas o título foi mesmo para São Januário.

Além da estrela de Edmundo, eleito o melhor jogador do país em 1997, e das defesas de Carlos Germano, o Vasco contou com a juventude de Pedrinho e Felipe, ambos revelados nas categorias de base do clube, e com Juninho Pernambucano e Ramon, os maestros da equipe.

Confira a ficha da partida decisiva:

JOGO: Vasco 0 x 0 Palmeiras-SP

DATA: Domingo, 21 de Dezembro de 1997

COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro

FASE: Final LOCAL: Maracanã (RJ)

PÚBLICO: 89.900

RENDA: Desconhecida

ÁRBITRO: Sidrack Marinho dos Santos

ESCALAÇÃO: Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Luisinho, Nasa, Juninho Pernambucano (Pedrinho), Ramón (Alex Pinho), Edmundo, Evair (Nélson)

FORMAÇÃO: Principal

TÉCNICO VASCO: Antônio Lopes

ESCALAÇÃO PALMEIRAS-SP: Velloso, Pimente, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euler e Viola (Chris).

TÉCNICO PALMEIRAS-SP: Luis Felipe Scolari

Fonte: Gloesporte.com Atualizado em: 27/10/2016 15:49