Troféu Colombino - 1980

(Foto: )

Este é mais um dos populares 'torneios de verão'. Realizado pelo clube Real Recreativo de Huelva, em seu estádio, em homenagem a sua própria história. Antes de se tornar o Hueva, era chamado de Riot Tinto Foot - Ball Club, o primeiro clube de futebol da Espanha, fundando por mineradores  ingleses em 1878, trocando seu nome quando o mesmo foi registrado como clube de futebol. Apesar do fato histórico, a maior conquista da equipe foi apenas um campeonato nacional de série B, em 2005/2006.

A competição consistia no time da casa e mais três convidados. Os participantes em 1980 eram o Vasco; o time da casa, Huelva; um time da Iugoslavia, chamado Dinamo Zabred e um time da Espanha, chamado RCD Español. A disputa era por chaves, quem vencesse, iria para a final e quem perdesse, disputaria o terceiro lugar. 

Campeão  - Vasco foi o grande vencedor da edição de 1980 do Troféu Colombino, torneio de verão organizado pelo clube espanhol Recreativo Huelva desde 1965.

Disputaram, além do Vasco e do Recreativo: Dinamico Zagreb (Iugoslávia) e RCD Español (Espanha) .

Jogos do Vasco

Fase Eliminatória

23/08/1980 - Vasco1 x 0 RCD Español

Final 

24/08/1980 - Vasco  3 x 1 Recreativo Huelva

Time: Mazaropi (Jair Bragança); Paulinho Pereira, Orlando, Léo e João Luís; Pintinho, Guina e Paulo César Caju; Catinha, Roberto Dinamite (Peribaldo) e Wilsinho.

Técnico: Zagallo

Roberto Dinamite (2), Paulinho Pereira

Obs: O Clube de Regatas Vasco da Gama tornou-se no segundo clube brasileiro a vencer a competição.

Fonte: Vaskipedia, Sempre Vasco Atualizado em: 21/08/2019 15:49