A venda e o retorno de Roberto

Afetado pela venda de alguns de seus principais jogadores, o Vasco passou a experimentar um terrível destino: o de amargar em quase todas as competições que disputava o incômodo posto de segundo colocado.

Após ser derrotado na decisão do campeonato brasileiro de 1979 pelo Internacional, iniciaram-se as negociações que culminaram com a venda de Roberto para o Barcelona.

Em meio as crises desse clube e perseguições por parte do técnico Helenio Herrera, Roberto não se adaptou e alguns meses depois já estava de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Seu reaparecimento no Maracanã deu-se num jogo inesquecível do campeonato brasileiro de 1980 contra o Corinthians, quando, mais parecendo uma metralhadora, o Dinamite enlouqueceu o Maracanã lotado ao marcar os cinco gols da vitória por 5 a 2 - quatro deles no primeiro tempo.

Apesar de seguida e injustamente desprezado por quantos técnicos que passassem pela seleção brasileira, que sempre tinham os seus prediletos para a sua posiçao, principalmente quando chegava a época da Copa, Roberto continuava cumprindo brilhantemente a sua tarefa de marcar gols, tendo conquistado várias vezes a artilharia das competições.

Porém o clube continuava vítima do estigma de vários vice-campeonatos estaduais e outro vice-campeonato brasileiro, em 1984. A exceção foi o campeonato estadual de 1982, quando o Vasco reuniu talento, determinação e a corajosa decisão do técnico Antonio Lopes de substituir cinco titulares para superar na final o eterno rival Flamengo, que contava com um forte elenco que havia ganho sucessivos títulos na epoca.


Fonte: http://www.vasco.com.br Atualizado em: 05/10/2017 16h46