A cisão do futebol

Em 1933, houve em vários estados uma cisão entre a Confederação Brasileira de Desportos, que advogava o amadorismo, e os clubes que desejavam a profissionalização do futebol. No Rio, todos os clubes grandes e médios se posicionaram contra a CBD, e formaram a Liga Carioca de Futebol, profissionalista, com exceção do campeão do ano anterior, o Botafogo, que permaneceu na AMEA.

Na LCF, o Vasco foi campeão em 1934 com outro grande time, que contava com o goleiro Rei, o grande Domingos da Guia, Fausto, e a dupla de atacantes da Seleção Leônidas e Gradim, contratados ao Bonsucesso. Domingos, que começara no Bangu, havia jogado no Vasco em 1932, saído no ano seguinte para o Nacional de Montevidéu e voltado ao Vasco em 1934.

Depois do campeonato, transferiu-se ao Boca Juniors, tendo alcançado o feito, muito comentado na época, de ter sido campeão em três países diferentes em pouco mais de um ano. Leônidas tornou-se um dos profissionais que foram contratados pela CBD, que praticava o amadorismo marrom, para participarem da Copa de 1934. Na volta, Leônidas foi transferido ao Botafogo.

Aconteceu então, em fins de 1934, uma briga entre Vasco e Flamengo, originada no remo. Por ocasião da disputa de uma regata, o Flamengo protestou contra a classificação de um páreo vencido pelo Vasco. Outros clubes, entre os quais o Fluminense, que, apesar de não disputarem no remo, eram filiados à federação de remo por esta também administrar a natação, saltos ornamentais e polo aquático, tomaram o partido do Flamengo.

Os cartolas do Botafogo, aproveitando-se deste impasse, sugeriram aos cartolas do Vasco que recorressem à CBD. Assim, restou ao Vasco largar Flamengo, Fluminense e América e juntar-se ao Botafogo, formando uma nova liga em 1935, a Federação Metropolitana de Desportos, sob os auspícios da CBD, que nessa altura já havia passado a aceitar o profissionalismo.

Outros clubes seguiram o caminho do Vasco, entre eles São Cristóvão e Bangu. Pela FMD, o Vasco foi o campeão de 1936, quebrando a série de quatro campeonatos consecutivos (em ligas diferentes) do Botafogo. A decisão, que adentrou pelo ano de 1937, foi numa melhor de três contra o Madureira, tendo o Vasco vencido a última partida por 2 a 1, dois gols de Feitiço.


Fonte: www.paixaovascao.com.br Atualizado em: 20/09/2017 22h46