Curiosidades

Getúlio Vargas e o estádio de São Januário

Getúlio Vargas no estadio do vasco Getúlio Vargas no estadio do vasco (Foto: Em 1º de maio de 1951, no Estádio de São Januário,)

Getúlio Vargas é um dos presidentes, mais conhecidos do Brasil. Foi também o presidente que industrializou o Brasil criando a Petrobras, Vale do Rio Doce e a Siderúrgica Nacional. O Presidente era conhecido pelos seus discursos que mobilizavam uma grande multidão de pessoas quando os realizava.

A partir de 1930, após a revolução de 1930, onde Getúlio Vargas se tronou o líder da nação e começou a fazer seus históricos discursos no campo do Vasco. Foi onde ele assinou o decreto-lei que previa a criação do salário mínimo em 1° de maio de 1940, e no ano seguinte no mesmo dia, vez a divulgação da instalação da Justiça do trabalho.

O Rio de Janeiro era a capital do Brasil no período da presidência de Vargas, e o São Januário era o maior estádio da época, com uma capacidade de mais de 30 mil pessoas. O presidente Getúlio Vargas gostava do estádio de São Januário, pois, foi o maior palco do maior esporte do brasil, e assim melhorando a imagem de seus discursos e dele próprio com o povo brasileiro.   


Fonte: Vinicius de Albuquerque Damasceno
Atualizado em: 03/04/2019 15h41