Marta, jogadora revelada pelo Vasco

O Futebol Feminino do Club de Regatas Vasco da Gama teve início nos anos 90, quando em quatro oportunidades o clube sagrou-se campeão brasileiro – 1993, 1994, 1995 e 1998, tendo revelado inúmeras jogadoras para a Seleção Brasileira e para o mundo, tais como: Pretinha, Fanta, Cenira e Meg. 

Em 2000, quando sagrou-se campeã estadual, o Vasco contava com 5 jogadoras na Seleção Brasileira Adulta que disputou os Jogos Olímpicos de Sidney. Após esta fase, surgiu a jovem Marta, que veio de Alagoas para iniciar sua trajetória de sucesso no clube cruzmaltino e ser revelada para o mundo.

Logo na sua primeira competição, Marta, hoje 5 vezes melhor do mundo, sagrou-se campeã brasileira Sub-19, tendo sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Inicialmente, o clube tinha sua estrutura voltada para a categoria adulta.

Contudo, em 2 de janeiro de 2014 completou cinco anos de criação do Departamento de Futebol Feminino, que de forma pioneira no cenário nacional criou todas as categorias de base, trabalhando que vem desenvolvendo a cada ano.

Em 2009, quando reativou o departamento, o clube cruzmaltino lançou uma parceria com a Marinha do Brasil, cuja equipe adulta representa o Brasil em competições oficiais do calendário desportivo do Conselho Internacional do Desporto Militar – CISM.

Esta equipe sagrou-se campeã mundial em 2009 (EUA), 2010 (França), e em 2011 (Rio de Janeiro, nos 5º Jogos Mundiais Militares). Em 2012, o Gigante da Colina se tornou o primeiro time brasileiro a conquistar um campeonato mundial nas categorias de base.

Em Portugal, o cruz-maltino derrotou o Atlético de Madrid-ESP por 1 a 0 e conquistou a Ibercup Sub-17. No mesmo ano, o clube foi a base da Seleção Brasileira que conquistou o Sul-Americano da categoria. Uma temporada depois, em 2013, o time de São Januário voltou a fazer história.

Também com seu grupo sub-17, o Vasco da Gama se sagrou campeão da primeira Copa do Brasil Escolar da categoria. Em 2014, com jovens da categoria sub-13, o Gigante se tornou o primeiro clube do país a participar de uma competição internacional masculina com um time feminino.

Hoje, o Vasco é um dos raros clubes no país, talvez o único, que possui um departamento dentro do seu espaço físico, com comissões técnicas constituídas e várias categorias – Adulta, Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e uma Academia de Futebol, voltada para o desenvolvimento de novas atletas para o futuro.


Fonte: http://www.vasco.com.br Atualizado em: 28/09/2017 15h43