Pelé e o Vasco

Numa partida no Maracanã contra o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, Andrada fechava o gol, evitando em várias oportunidades o milésimo gol do Rei.

O escore de 1 a 1 foi mantido até quase o final da partida, quando aconteceu um pênalti sobre Pelé, e assim Andrada foi finalmente batido pela cobrança do próprio Pelé. O goleiro saltou para o canto certo e por milímetros não conseguiu desviar a bola.

A partida foi interrompida para que homenagens pudessem ser prestadas a Pelé, que deu uma volta olímpica no estádio vestindo uma camisa do Vasco com o número 1000 nas costas.

E por falar no maior jogador de todos os tempos, abra-se um parêntese. Pelé nunca escondeu sua simpatia pelo Vasco, tendo sido um torcedor vascaíno durante a sua infância em Bauru.

Quis o destino que Ele vestisse a camisa do Vasco no início da sua carreira, em junho de 1957, em três partidas no Maracanã, e melhor ainda, que marcasse um gol no Flamengo. Naquela ocasião, um combinado Vasco-Santos disputava um torneio amistoso internacional com partidas no Rio e em São Paulo.

Este torneio acabou suspenso devido aos prejuízos financeiros. O Combinado Vasco-Santos atuou quatro vezes, as três primeiras no Rio com o uniforme do Vasco e a última em São Paulo com o uniforme do Santos. Na estreia, Pelé marcou três gols na vitória por 6 a 1 contra o Belenenses.

A seguir, dois empates, contra o Dínamo Zagreb e Flamengo, ambos pela contagem de 1 a 1, e em ambas as oportunidades Pelé marcou para o Combinado. Na última partida, em São Paulo, o Combinado voltou a empatar por 1 a 1, desta feita contra o São Paulo, marcando novamente Pelé.

As atuações de Pelé pelo Combinado Vasco-Santos foram fundamentais para que o então técnico da seleção brasileira, Sílvio Pirilo, decidisse convocá-lo para uma partida do Brasil contra a Argentina, no Maracana, dia 7 de julho de 1957.

Foi a estreia do futuro Rei na seleção, aos 16 anos de idade. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Del Vecchio e marcou o seu primeiro tento com a camisa canarinho. Mesmo perdendo por 2 a 1, o time brasileiro foi elogiado, e a presença de Pelé foi aclamada.


Fonte: www.vasco.com Atualizado em: 24/08/2017 16h23