Promove

Em janeiro de 2006, por meio de sua Divisão de Base do Departamento de Futebol, o Vasco da Gama criou, de forma inovadora, o Programa de Promoção de Talentos (PROMOVE).

O projeto tinha como principal objetivo oferecer aos jovens atletas um período de adaptação e familiarização ao ambiente do profissional. Os jogadores selecionados receberam um tratamento especial do Gigante da Colina e tiveram um acompanhamento diário nas diversas áreas: escolar, física, psicológica, técnica, tática, médica e nutricional.



Destaque e camisa 10 do Liverpool (ING), Philippe Coutinho foi um dos atendidos do PROMOVE. Ele foi escolhido devido ao seu excepcional rendimento no período.

Suas atuações o levaram, inclusive, a chamar a atenção de inúmeros clubes do futebol mundial. Durante o período que o trabalho foi realizado, o atleta demonstrou uma grande evolução, tanto é que foi promovido em definitivo no ano de 2009 e atuou em diversas partidas do clube naquela temporada. Coutinho foi o principal nome do Vasco no primeiro semestre de 2010.



Outro atendido pelo PROMOVE foi Alex Teixeira. Jogador do Jiangsu Suning (CHI), o meia-atacante viveu uma experiência parecida com a de Coutinho ao ser promovido em 2006, quando ainda possuía apenas 16 anos.

O garoto passou um ano se adaptando e estreou no time de cima em 2008, aos 17 anos. Foi uma importante peça do elenco em 2008, mas brilhou mesmo em 2009, quando foi o principal jogador da Seleção Brasileira no Mundial sub-20 e marcou o gol do título vascaíno no Brasileiro da Série B.



O projeto evidencia a verticalização feita pelo Vasco no futebol durante estes anos. Devido ao sucesso, o Cruzmaltino decidiu no ano passado reiniciar o programa, que estava desativado desde a mudança de gestão ocorrida em 2008.

Os atletas escolhidos para participar do novo PROMOVE foram os meio-campistas Andrey, Evander e Mateus Vital, pilares da vitoriosa geração 98 e grandes apostas para o futuro.

Realizadas nos últimos seis meses de 2015, as atividades fizeram o trio evoluir nos aspectos mencionados anteriormente. A melhora fez com que os jovens chegassem na pré-temporada do profissional mais preparados que promessas promovidas em anos anteriores.



Além dos juniores, as categorias sub-15 e o sub-17 passaram a ser atendidas pelo PROMOVE em 2016. Nomes como Douglas Luiz, Robinho, Paulinho, Paulo Vitor e Hugo Borges, que defendem o time sub-20, foram atendidos ao longo do ano passado.

Devido ao sucesso na promoção de atletas, o Cruzmaltino decidiu expandir o projeto e, com isso, contará a partir de 2017 com o PROMOVE Kids. A ideia é fazer o mesmo trabalho que vem sendo realizado, mas com os atletas do pré-mirim e mirim. Um dos objetivos principais é mostrar aos jogadores as necessidades de se obter um vínculo com o Vasco.

 


Fonte: http://www.vasco.com.br Atualizado em: 05/10/2017 16h41