Torneios João Havelange

O ex-presidente da FIFA e da CBD (atual CBF), João Havelange, já foi homenageado com vários torneios levando o seu nome. Por coincidência, o Vasco conquistou todos os que teve a oportunidade de participar.

O primeiro foi um quadrangular disputado em Governador Valadares (MG) em 1981, onde o Vasco venceu o clube anfitrião Democrata por 3x2 e, na final, o eterno rival Flamengo por 1x0.

O segundo torneio com o nome João Havelange conquistado pelo Vasco foi também um quadrangular, em 1993, disputado em partidas de ida-e-volta. O torneio reuniria os campeões estaduais do Rio e São Paulo, do Torneio Rio-São Paulo e do Torneio Ricardo Teixeira (uma segunda divisão do Rio-São Paulo).

Como o Palmeiras foi o campeão paulista e do Rio-São Paulo, o Corinthians, vice-campeão paulista e do Rio-São Paulo, juntou-se a Vasco, Palmeiras e Mogi Mirim. Primeiro, o Vasco venceu o Palmeiras por 3x0 em casa e empatou por 1x1 no jogo de volta.

A decisão foi contra o Mogi Mirim e o Vasco teve que escalar um time de reservas, pois o titular estava embarcando para a Europa a fim de disputar torneios amistosos. Na primeira partida da decisão, em casa, o Vasco venceu por 4x0. Na partida de volta, o Mogi Mirim devolveu o placar e o título teve que ser decidido na disputa de pênaltis.

Nessa disputa, o Vasco desperdiçou as duas primeiras cobranças e chegou a estar perdendo de 3 a 0. Aí brilhou o goleiro Caetano, que além de defender dois pênaltis converteu um. O Vasco começou a acertar todos os pênaltis até a vitória por 4x3.

Finalmente, em 2000, devido ao fato de que a CBF ficou impedida de organizar o Campeonato Brasileiro devido a problemas judiciais e mandatos de segurança por parte de clubes rebaixados no ano anterior, os clubes realizaram no seu lugar a Copa João Havelange, mais tarde homologada pela CBF como o Campeonato Brasileiro daquele ano.

Esse foi o quarto título brasileiro conquistado pelo Vasco, que superou o São Caetano nas partidas da decisão com um empate de 1x1 na casa do adversário e uma vitória por 3x1 no Maracanã.

Apesar disso, evidentemente não se pode dizer que o Vasco é tri-campeão do João Havelange.


Fonte: guerreirosdacolina.com.br Atualizado em: 17/08/2017 16h29