Curiosidades

Vasco tentou contratar Pelé

Vasco tentou contratar pelé Vasco tentou contratar pelé (Foto: Internet)

Em agosto de 1957, o presidente do Vasco, Arthur Pires, tentou realizar uma contratação que certamente teria mudado a história do futebol se tivesse sido concretizada. O presidente comunicou ao Santos o interesse do Vasco em adquirir os passes de Pelé e Del Vecchio. Pelé estava na época com 16 para 17 anos e havia despertado a cobiça do Vasco desde que havia mostrado o seu talento imensamente promissor jogando pelo combinado Vasco-Santos, montado para a disputa do Torneio Internacional do Morumbi em junho do mesmo ano, e estreado pela Seleção Brasileira no mês seguinte.

Já Del Vecchio era, sem dúvida, um bom jogador, de nível de seleção, que inclusive também tinha atuado na mesma partida da estreia de Pelé na Seleção, a derrota por 2x1 para a Argentina no Maracanã.

A notícia sobre o interesse do Vasco na contratação dos dois jogadores santistas foi manchete do Jornal dos Sports de 28 de agosto de 1957 e não deve ter agradado ao Santos, que imediatamente contra-atacou fazendo uma proposta para a contratação do ídolo vascaíno Bellini. Segundo a manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte, o Vasco retrucou que Bellini não tinha preço e as negociações se encerraram por ali.

Com o passar do tempo, foram criadas várias versões fantasiosas a respeito da não contratação de Pelé pelo Vasco. Numa das versões mais difundidas, o Santos teria oferecido Pelé ao Vasco quando o craque ainda era um menino desconhecido, porém o Vasco teria recusado, respondendo que, na realidade, dentre os jogadores do elenco santista, estaria mais interessado no Del Vecchio, não "nesse tal de Pelé". Numa versão dessa lenda, a recusa teria partido diretamente do vice-presidente de futebol da época, Antônio Soares Calçada.


Fonte: Internet
Atualizado em: 02/05/2018 16h28