Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer - 1953

Time campeão do Torneio Octogonal em 1953
Time campeão do Torneio Octogonal em 1953 (Foto: naucruzmaltina.wordpress.com)

Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer foi um torneio internacional de natureza intercontinental de futebol. Sucedeu a Copa Rio, com novo nome, formato, regulamento e história próprias, com outros patrocinadores. E teve o gigante da colina como campeão invicto.

Vasco se sagrou campeão do Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer de 1953

A história do Vasco é repleta de muitas glórias e conquistas pioneiras no futebol. 

Foi assim com o primeiro título internacional da história do futebol brasileiro disputado em solo brasileiro, vencido em 1940, com a conquista do Torneio Internacional Dr. Luiz Aranha 

Logo depois em 1948 o Vasco da Gama escreveu em sua história a conquista do primeiro título do futebol brasileiro no exterior, o I Sulamericano de Clubes Campeões disputado no Chile, e que inspirou a Conmebol a criar a Copa Libertadores e a UEFA na criação da Liga dos Campeões da Europa. 

Mas em 1953  foi convidado para participar do Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, o torneio que inspirou a FIFA a organizar o Mundial Interclubes foi criado e disputado no Rio de Janeiro com a participação de Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, São Paulo, e Corinthians e os clubes estrangeiros Hibernian (Escócia), Olímpia (Paraguai), e Sporting (Portugal). 

Confira todos os detalhes dessa conquista história para o Vasco da Gama e o futebol brasileiro, nesse trecho extraído do Livro Oficial Paixão da Gama. 

UM VERDADEIRO MUNDIAL INTERCLUBES 

No mês de Junho de 1953, outro torneio foi realizado no Brasil, o Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, o torneio foi criado para substituir a Copa Rio, considerada por todos como um legítimo mundial interclubes, e era distribuído em dois grupos e com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, o VASCO DA GAMA fica na sede do Rio de Janeiro juntamente com os times do Botafogo, Fluminense e o Hibernian (Escócia). No grupo de São Paulo ficam o Corinthians, São Paulo, Olímpia (Paraguai), e o Sporting (Portugal). Nota-se que o formato do torneio inspirou a FIFA quando foi criado o I Campeonato Mundial Interclubes em 2000. 

Na primeira fase o VASCO DA GAMA empata na estréia com o Hibernian em 3 a 3, com dois gols de Alvinho e outro de Maneca, em 07 de junho. Contra o Fluminense em 14 de junho, e com gols de Sabará e Pinga, o time vascaíno vence por 2 a 1. 

Na última partida da fase de classificação o confronto com o Botafogo em 21 de junho, e com gols de Maneca e Pinga, vitória do time do almirante por 2 a 1. Com duas vitórias e um empate, o time vascaíno chega as semifinais contra o Corinthians, na primeira partida em 24 de junho, com dois gols de Pinga, e outro de Maneca e mais um de Ipojucan, uma goleada sobre os “gambás” por 4 a 2. A segunda partida da semifinal foi em 28 de junho, e o VASCO DA GAMA venceu novamente o time paulista, dessa vez pelo placar de 3 a 1, com gols de Maneca, Sabará, e Dejair. Classificado para as finais, o time cruzmaltino enfrenta o time do São Paulo, sendo a primeira partida disputada em 1º de julho, com vitória vascaína pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo atacante vascaíno Dejair. 

Na finalíssima, em 04 de julho, nova vitória sobre o São Paulo pelo placar de 2 a 1, com dois gols marcados pelo atacante Pinga, conquistando o Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer (RJ), com os jogadores: Ernani, Augusto e Haroldo (Bellini), Eli (Mirim), Danilo e Jorge, Sabará, Maneca, Ipojucan (Ademir), Pinga (Alvinho), e Dejair (Chico, Simão), no comando, o técnico Flávio Costa. 

Confira a campanha do título do Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer: 

PRIMEIRA FASE 

Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco 

07.06 Hibernian 3 x 3 Alvinho (2) e Maneca 
14.06 Fluminense 2 x 1 Sabará e Pinga 
21.06 Botafogo 2 x 1 Maneca e Pinga 

SEMIFINAL 

Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco 

24.06 Corinthians 4 x 2 Pinga (2), Maneca e Ipojucan 
28.06 Corinthians 3 x 1 Maneca, Sabará e Dejair 

FINAL 

Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco 

01.07 São Paulo 1 x 0 Dejair 
04.07 São Paulo 2 x 1 Pinga (2) 

Resumo 7 J, 6 V, 1 E, 0 D; 17 GP, 09 GC, 08 SG 

Artilheiro Pinga, 6 

Fonte: Vaskipedia, ESPORTE ILUSTRADO PLACAR FUTEBOLISTICO - JUN/JUL DE 1953 Atualizado em: 10/07/2019 14:15