1937 - Surge o Clássico da Paz

Em 1937, depois de uma briga entre clubes cariocas e a conseqüente cisão de quatro anos de duração, Vasco e América conseguem a reconciliação no futebol do Rio de Janeiro.

Graças à iniciativa dos presidentes de Vasco e América, respectivamente Pedro Pereira Novaes e Pedro Magalhães Corrêa, no dia 29 de julho, foi criada a Liga de Football do Rio de Janeiro.

Para comemorar a vitória fora de campo, os dois times se enfrentaram em São Januário, dois dias depois da criação da Liga, em partida com renda recorde na cidade. Em 31 de julho de 1937, com 25 mil presentes e salva de 21 tiros, São Januário foi palco da festa que selou o fim da crise no futebol da então capital do país. Promotores da concórdia, Vasco e América se enfrentaram no primeiro jogo de uma melhor de três.

O vencedor ficaria com o Troféu da Paz, homenagem de O Camiseiro, loja de roupas masculinas que marcou época no comercio do Rio. Na primeira partida da série, o Vasco venceu por 3 a 2  que também deu ao clube a Taça Pinto Bastos e o Bronze da Vitória (oferecida pela revista O Cruzeiro).

Em 5 de setembro do mesmo ano, os dois times foram a campo e a vitória ficou com os americanos (3 a 1). Segundo o Jornal do Brasil, edição de 24 de março de 1942, este terceiro jogo para decidir a posse definitiva do Troféu da Paz só foi disputado em 22 de março de 1942.

O Vasco venceu por 2 a 1 e essa partida marcou, inclusive, a estréia de Ademir no Vasco. A partir desse momento, o jogo entre os dois clubes ganhou o apelido de Clássico da Paz


Fonte: http://www.vasco.com.br Atualizado em: 17/08/2017 16h43