Curiosidades

Primeira partida internacional

Primeira partida internacional Primeira partida internacional (Foto: Vaskipedia)

Primeira partida internacional

Quando foi disputado o primeiro encontro internacional pelo Vasco da Gama?

Você sabe?

Não se preocupe, poucos sabem. Até mesmo os registros do clube apontam incorretamente o encontro Vasco x Wanderers, do Uruguai, realizado em 1928, para a inauguração dos refletores do Estádio de São Januário, como a primeira partida internacional. Mas a verdadeira estreia do Vasco contra uma equipe estrangeira deu-se alguns anos antes.

Nos fins de outubro de 1923, chegou ao Rio de Janeiro a equipe do Combinado Universal F.C., de Montevidéu, que disputou várias partidas no Rio de Janeiro e inaugurou o estádio do Americano de Campos.

No dia 2 de dezembro de 1923, no estádio do Fluminense, nas Laranjeiras, o Vasco enfrentou o time de reservas da equipe uruguaia, na preliminar do jogo entre a equipe principal do Combinado Universal e um combinado Flamengo-Paulistano. O jogo terminou com o empate de 1 x 1. A equipe do Vasco jogou com a seguinte constituição: Amaral, Mingote e Hespanhol; Artur, Floriano e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badu e Godói. O gol vascaíno foi marcado por Russo (Felizardo Gonçalves - não confundir com Moacir Siqueira de Queiroz, o Russinho). O árbitro foi o Sr. Brás de Oliveira Filho (Babica), do Carioca F.C.


Fonte: Vaskipedia
Atualizado em: 16/05/2018 16h24